A temporada de 2018 foi marcada pela evolução do América Locomotiva, principalmente se comparado com a temporada de 2017. No ano anterior, a equipe disputou 7 partidas, sendo um amistoso, perdeu 6 e venceu uma. Na BFA, teve a 27° pior campanha, o 2° pior ataque e a 8° pior defesa da competição. Com um elenco recheado de jogadores que vieram das categorias de base, o Locomotiva escreveu uma história bem diferente em 2018.
O time americano encerrou o ano com 11 jogos, 7 vitórias, sendo um W.O., e 4 derrotas. Na BFA, chegou aos playoffs, teve 3° melhor campanha do Sudeste, a 14º melhor do Brasil, o 11° melhor ataque e a 18º melhor defesa.
Individualmente, o Locomotiva teve vários destaques, que serão destacados nos tópicos a seguir.
INTERCEPTAÇÕES
Ao longo desta temporada, os defensores do Locomotiva conseguiram interceptar por 7 vezes os quarterbacks adversários. Ao contrário do que se imagina, os defensive backs não são os únicos a fazerem as interceptações. Os maiores interceptadores, Daniel Martins(cornerback) e Vitinho (safety) conseguiram parar duas jogadas cada. Seguidos por Gabriel Cota (safety), Bruno Lima “Bundona” (linebacker) e JC Pimenta (linebacker) com uma interceptação cada.
SACKS
Ter um bom pass rush agressivo é fundamental para frear bons quarterbacks, independente da sua qualidade. O front seven do América Locomotiva teve um bom desempenho ao longo da temporada, foram 26 sacks de 14 jogadores ao longo de 10 jogos, uma média de 2,6 sacks por partida.
O defensive lineman, Matheus Marques, foi quem liderou a lista dos jogadores dos que mais garantiram sacks, foram 7 ao longo da temporada. Seguido por Roberto Schor (4) e Arleo Vaner (3). Na sequência temos Ciro Pontes com (2), Pedro Veloso, Bruno Lima “Bundona” e Sérgio “Orc” (1,5 cada), JC Pimenta, Guto Michel, Raphael Rocha e Thiago Porto (1 cada); e Matheus “Lan”, Matheus Morais e Humberto Silva (0,5 cada) finalizam a lista.
SPECIAL TEAMS
Os Special Teams do Locomotiva foram responsáveis por 6 touchdowns e 67 pontos ao longo da temporada de 2018. Destaque para o kicker Ítalo Matheus, que acertou 21 de 27 extra points tentados e 3 field goals, somando 28 pontos.
O kicker americano poderia ter marcado mais alguns pontos, mas o time optou pela tentativa da conversão de dois pontos em algumas situações. Foram 10 tentativas de conversão e 8 foram bem-sucedidas.
PASSES PARA TOUCHDOWNS
Durante a temporada, quatro quarterbacks lançaram 25 vezes para o touchdown no Locomotiva. O líder em passes foi o americano Talon Roggasch, que estreou na BFA contra o Botafogo Reptiles e lançou para 12 touchdowns, além de marcar um corrido. O Gustavo Peixoto “Gute” foi o titular no Campeonato Mineiro e na estreia da BFA, contribuindo com 9 passes para touchdowns e uma corrida para a end zone.
O Enzo Frazão foi o titular na partida contra o Paraíso Miners e lançou para três touchdowns, além de conseguir uma conversão de dois pontos na partida e correr para o touchdown contra o Nova Serrana Forgeds. O experiente Abrãao Coelho entrou no final da partida contra o Miners, lançou 4 vezes e acertou três passes, sendo um para o touchdown e outro para a conversão de dois pontos.
TOUCHDOWNS
Ao longo da temporada, o ataque do Locomotiva marcou 34 touchdowns e os special teams outros 6. No total, 17 jogadores chegaram à end zone e o líder nessa estatística foi o wide receiver Marcelo Mattos “Pokemon” com 10 touchdowns, sendo 2 de retorno. Os wide receivers João Chamone (7) e Lucas Fonseca (4) completam o Top 3.
Quando o assunto é jogo corrido, marcamos 9 touchdowns e o veterano Thiago Paranhos lidera essa estatística, foram 3 corridas para o touchdown. Confira a lista com todos jogadores que marcaram touchdowns:
RANKING DE PONTOS
Foram 299 pontos marcados ao longo da temporada, desconsiderando os 49 pontos da vitória por W.O. contra o Juiz de Fora Imperadores, 21 jogadores pontuaram ao longo da temporada, além de dois safeties forçados pela defesa. A lista a seguir ranqueia todos os pontuadores do ano.