Com 12 anos de história, o América Locomotiva chega em mais uma semifinal no campeonato mineiro. Detentor de três títulos, a equipe busca sua quarta participação no Minas Bowl. Além disso, o jogo tem um toque especial, pois o time de Nova Serrana tem quatro jogadores que atuaram pelo time da capital. Metzker, Moacir, Renan, Thiago Monteiro e Júlio, que hoje compõem os forjados de Nova Serrana, são ex-atletas do então Minas Locomotiva.
E ainda mais, apesar de ser o primeiro confronto entre as equipes principais, vários jogadores do Locomotiva 2 (equipe de desenvolvimento do América Locomotiva) que disputaram a Copa Ouro (torneio de desenvolvimento) já jogaram contra os Forgeds.
No confronto válido pela Copa Ouro, o Locomotiva venceu a partida por 25 a 12 e se sagrou campeão da primeira edição do torneio. Hoje no time principal, 19 jogadores que estavam nesse jogo terão a oportunidade de mais uma vez enfrentar o agora amadurecido time nova-serranense.
“Jogar no Locomotiva pelo time de desenvolvimento e logo em seguida estar no principal até hoje é uma emoção inexplicável! E enfrentar o Nova Serrana com amigos do outro lado, será uma experiência sem igual,” comenta Matheus Nunes, o Lan, que jogou a Copa Ouro e faz parte do elenco do Mineiro.
“Os dois times com certeza evoluíram muito nessa pré-temporada. Nosso playbook mudou, com certeza eles implementaram coisas novas, assim como nós. E do Locomotiva 2 para o time de Elite muda muito, é claro, tanto na tática quanto na técnica. Apesar de vários companheiros de time terem subido, é um time, uma dinâmica, um jogo diferente. Estamos preparados e animados para semifinal, e tenho certeza que será um grande jogo. Assim como foi o de janeiro, pelo Locomotiva 2 na Copa Ouro. Na oportunidade nós fomos campeões, e domingo, a gente espera honrar a camisa garantindo a vaga para final,” diz Gustavo Peixoto, quarterback do Locomotiva.
Segundo o coordenador ofensivo do América, Jonas Faccion, o time terá “um desafio muito interessante pela frente, pois enfrentaremos um time com sistemas de defesa e ataque totalmente diferentes do que estamos acostumados, e atletas com mais experiência no FA do que das outras duas equipes que enfrentamos até aqui. Nossa expectativa é sempre fazer o nosso melhor e, como sempre digo ao time todo, buscar a execução perfeita e a maior intensidade possível. Essas são as palavras-chave para chegarmos à 4ª final invicta no Campeonato Mineiro.”
O time visitante, criado em agosto de 2015, foi fundado depois de uma postagem no Facebook que reuniu alguns amigos e outros desconhecidos da cidade. Depois de alguns treinos em um campo society de um sítio, o time começou a crescer e começou a disputar amistosos No Pads, categoria que permaneceu até meados de 2017, quando se tornou Full Pads e participou da primeira edição da Copa Ouro, onde terminou em terceiro lugar. Hoje, mais desenvolvido, enfrentará seu maior desafio, o tricampeão mineiro na semifinal.
O jogo será nesse domingo, 17, e os portões do Sesc Venda Nova abrirão 8h e o jogo se inicia às 10h. A entrada é gratuita. Crianças menores de 10 anos devem portar seu documento pessoal e caso não esteja acompanhado dos pais, deve portar declaração do responsável.